quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O Combate à Dengue

O Secretário Estadual de Saúde de meu Estado (o Paraná) alerta a população para o risco iminente de uma epidemia de dengue hemorrágica. Certo está ele em alertar à pessoas de algo que mata três em cada cinco infectados neste nosso País. O Paraná não apresenta índices perigosos de infestação pelo Aedes aegypti, porém algumas cidades paranaenses superam em muito o índice considerado normal ou sem risco. Por esta razão, a de estarmos próximos à uma epidemia de dengue hemorrágica, a Secretaria de Estado da Saúde lançou, como parte do projeto Verão sem Dengue, a Caravana Conta a Dengue que percorrerá os 20 municípios com mais elevado índice de infestação predial por larvas do mosquito transmissor, visando realizar ações desde debates com os gestores públicos até a conscientização da população para os riscos da doença.

A dengue é uma doença séria, grave e que provoca morte. Não é uma doença cuja prevenção depende só de nós. Para a maioria das doenças, a pessoa vacina-se, faz exames periódicos de prevenção, toma cuidados com alimentação e outros fatores que dependem dela própria. No caso da dengue, não: não depende só de você. Depende fundamentalmente da atitude de seu vizinho. Você pode manter seu quintal limpinho, mas, se seu vizinho não manter limpo o dele, você corre o mesmo risco. O mosquito transmissor não está preso em limites geográficos.
Faz-se necessária um ampla, constante e enérgica frente de ação da parte de todos nós. Todavia, faz-se necessária uma mudança na educação das pessoas. As pessoas ouvem, mas não colocam em prática. Sabem que o lixo e a água acumulados são criadouros de larvas da dengue, mas não conseguem entender que a ação de evitar estes acúmulos depende da ação prática delas.
O sanitarista Oswaldo Cruz combateu o mosquito que causava a febre amarela (que o mesmo vetor da dengue) em uma época em que o Brasil ainda era imperial e a população vivia em precárias condições de vida. Foi uma batalha sem precedentes voltada para a saúde da população. E foi vitoriosa. Por quê não fazermos o mesmo hoje?? Depende de mim, depende de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário