quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Perda da Doutora Zilda Arns

É com imenso pesar que se noticia hoje a morte da Doutora Zilda Arns. Triste notícia não só para nós, paranaenses, que vimos nascer em nossas terras seu grande trabalho, a Pastoral da Criança, mas para todo o Brasil e o mundo. Foi vítima do terremoto que atingiu a região do Haiti, causando desmoronamentos e soterrando milhares de pessoas. Difícil imaginar Doutora Zilda Arns sob escombros. Mas é a realidade que se nos apresenta hoje.

Seu legado ficará vivo na vida de cada pessoa que recebeu atendimento da Pastoral da Criança e, com certeza, teve a vida mudada por este agir. Vidas que talvez nem sobrevivessem, tiveram seus rumos mudados pela interferência destes voluntários tão amorosos, verdadeiros discípulos do Amor. Doutora Zilda Arns perdeu a vida no cumprimento do dever e deve ter gostado que assim fosse.

Com certeza, muitos se perguntarão como Deus permitiu que a tragédia levasse alguém tão especial, tão humana, tão amorosa e tão dedicada ao próximo. Mas Deus deu o livre arbítrio a todos os homens, do planeta inteiro e o que eles decidem fazer em desfavor da natureza não pode ser impedido por Ele. E a “vingança” da natureza não sabe separar os bons dos maus. Os ventos, terremotos, incêndios e tsunamis não sabem quem é bom ou quem é mau. Por isto todos pagam o preço desta insensatez deste animal racional que age irracionalmente e destrói a própria casa.

Infelizmente, somos tomados pela comoção de tragédias como esta que atingiu o Haiti, cada vez mais freqüentes em cada canto da Terra. A recente convenção em Copenhage deixou claro para todos que os líderes mundiais à frente das potências poluidoras estão se lixando para o destino do meio ambiente. Cada um quer apenas seu direito em continuar poluído, não quer o dever de mexer no que está gerando lucro. O futuro pode ser sombrio, se assim continuar.
As Pastorais da Criança e do Idoso choram a perda de sua fundadora. E a Terra chora pelo que pode vir a acontecer num futuro muito próximo.

Um comentário: