quarta-feira, 9 de junho de 2010

Amar os inimigos!


“..... Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem" (Lucas 6,27). Esta ordem provinda dos lábios do Salvador é, talvez, a mais difícil regra cristã a ser seguida. Amar ao próximo e amar aos que consideramos inimigo mas que também é nosso próximo, incluindo toda as pessoas, sem distinção nenhuma. Perdoar sem limites, sem dividir as pessoas em amigos e inimigos e, sim, irmãos, todos filhos do mesmo Pai.
O verdadeiro cristão não deve guardar rancores em seu coração, mágoas ou recordações que façam sofrer; deve, antes, estar sempre disposto ao perdão, tal como Cristo que, na cruz, perdoou aos que lhe infligiam a morte mais dolorosa. Mas esta disposição de perdoar, por ser extremamente difícil, não nasce dentro de nós de uma hora para outra. Ela é fruto de um relacionamento intenso e constante com o Senhor, fruto de orações insistentes para que sejamos abençoados com o Espírito de perdão. Muitas pessoas se aproximam de nós com aspereza, rudeza, inimizade, discórdia. E isto nos gera um sentimento também raivoso em relação a elas. Todavia, devemos rezar por elas. Ao rezar pelos nossos inimigos, tenderemos a nos reconciliar com eles, pois Deus tudo transforma. É uma oração poderosa, mas muito difícil, pois exige muito de nós. Como rezar pelo bem de quem no quer mal??
Será bem mais fácil se enxergarmos em nosso inimigo uma pessoa que também é amada por Deus tanto quanto nós nos julgamos amados por Ele. Deus não tem raiva das pessoas que nós temos. Ele é amor. E derrama este amor em nossos corações se nos dispusermos a ser vasos acolhedores deste derramamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário